24
mai

Spice and Wolf

O mercador e a loba

Anime PortfolioAnimes  Sem comentários

Spice and Wolf
A animação japonesa, tal como os quadrinhos e livros, costuma apresentar uma diversidade imensa de histórias sobre os mais variados temas e muitas vezes esses temas são coisas comuns com as quais convivemos no dia a dia e nunca imaginaríamos que poderiam gerar histórias tão interessantes, por exemplo, um anime sobre um jovem padeiro que almeja criar um pão famoso, ou sobre o dia a dia de uma trabalhador comum. Nenhuma dessas histórias são menos interessantes devido a sua temática menos fantástica, e algumas vezes se usa um pouco de fantasia para tornar a série ainda mais interessante, sem deixá-la totalmente inverossímil. Hoje lhes apresentarei um anime muito divertido sobre comércio, tendo como protagonista um mascate (um comerciante que vive viajando entre cidades e vilarejos) e uma jovem que na verdade é uma loba gigante e sábia tida como deusa. É hora de conhecer um pouco mais sobre Spice and Wolf.

spice-and-wolf-episode-2-screenshot_1
Spice and Wolf (ou Ookami to Koushinryou) é uma animação baseada numa série de novels escrita por Hasekura Isuna. O anime possui duas temporadas, a primeira lançada em 9 de janeiro de 2008 e finalizada em 26 de março do mesmo ano, já a segunda foi lançada em 9 de julho de 2009 e foi encerrada em 24 de setembro do mesmo ano, além disso, há um OVA lançado em 30 de abril de 2009. Hoje focarei na primeira temporada que foi dirigida por Takahashi Takeo, também diretor de Chou Henshin Cosprayers, Hit o Nerae!, Love Love?, Aki Sora, Yosuga no Sora e Maoyuu Maou Yuusha. A produção do anime é do estúdio Imagin, o mesmo de Chou Henshin Cosprayers, Hit o Nerae! e Love Love?. A título de curiosidade, o diretor do OVA e da segunda temporada se mantém o mesmo, mas o estúdio responsável por essas obras é o Brain’s Base.

O anime conta a história de Kraft Lawrence, um mascate, ou mercador (Spice), e Holo, uma loba gigante e sábia que tem a capacidade de se apresentar em uma forma quase humana. Lawrence costuma fazer negócios em várias cidades e vilarejos, incluindo Pasroe, um local conhecido por sua farta colheita de trigo. Neste lugar acredita-se que haja um Deus lobo que define se a colheita do ano será ou não boa. E devido a essa lenda secular, há um festival em homenagem a esse Deus, porém a medida que os anos foram passando a crença neste Deus foi diminuindo, principalmente com a influência da igreja que vem aumentando cada vez mais o seu poder e caçando crenças “pagãs”.

A história começa quando Lawrence vai visitar Pasroe durante a época do festival supracitado e acaba se encontrando com Holo, a suposta deusa homenageada pelo festival, que estava descansando em sua carroça usando a sua forma humana. Após uma apresentação não muito cordial, Lawrence decide aceitar o pedido de Holo e levá-la junto com ele até a terra natal da loba, a floresta do Norte. Ao longo dessa jornada Lawrence e Holo participarão de diversos negócios perigosos que vão desde desmascarar um esquema de comerciantes que querem derrubar o preço de uma moeda, o que pode culminar na falência de um reino, até enfrentar a perseguição da igreja e contrabandear ouro, dentre outras coisas, sempre visando o lucro, é claro!

spice_and_wolf_01
O ponto principal da história são os diálogos entre os protagonistas e o embate entre a religião e o conflito de interesses. Por um lado Holo nunca teve a intenção de ser reverenciada como uma deusa, por outro sua verdadeira natureza pode afetar a influência da igreja, além de que quase tudo gira em torno do lucro. O anime é praticamente uma viagem a idade média na companhia de um mercador em ascensão. A animação não chega a impressionar, mas também não incomoda. A arte é muito boa, não só com relação ao Character Design, mas também a arte dos cenários. A trilha sonora tem ótimas músicas e outras, um tanto esquecíveis, mesmo que não sejam ruins, ao menos, tanto o tema de abertura quanto o de encerramento são muito bons. A dublagem também é muito interessante, embora o sotaque de alguns personagens seja muito carregado, principalmente o da Holo, o que pode ou não incomodar um pouco, a mim não incomodou tanto, embora eu não tenha certeza se foi um escolha tão boa assim usar esse sotaque.

lawrencehoroholdinghands
Demorei bastante para ver esse anime completo e na verdade não entendo porque, pois desde a primeira vez que o vi, quando parei por volta do episódio 5, já gostava da série. Sem dúvida é um anime diferente, sem apelações e que gera diversos questionamentos interessantes. O ritmo também é muito bom, o que faz com que a série seja interessante de ser acompanhada aos poucos ou em maratona. Não creio que seja um anime para todos, pois não é um obra emocionante, embora haja momentos de tensão, nem um anime com uma trama que vai lhe empolgar o tempo todo, mas para aqueles que gostam de animes que não estão preocupados apenas em lhes trazer algo divertido ou que mexa com suas emoções, mas também em ter algo que lhe possa fazer parar e refletir sobre os assuntos apresentados, esse anime é um prato cheio e ainda mais para quem gosta de histórias medievais com uma pitada de fantasia. Eu gostei muito deste anime e tenho certeza que muitos dos leitores deste projeto poderão gostar também.


Spice-and-Wolf-apple-01Título: Spice and Wolf
Gêneros: Comércio, Medieval, Fantasia
Obra original de: Hasekura Isuna
Número de episódios: 12
Lançado: 2008
Produtoras: Imagin
Diretor: Takahashi Takeo

 

 

VN:F [1.9.22_1171]
Sua nota. Média: 9.0 (12 votos)

Por:


Deixe um comentário

Você pode usar estas tags de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>